Entrevista / Vagalume

Álvaro

Alves
de Faria

ENTREVISTA COM O POETA

NELLY NOVAES COELHO, ensaísta, crítica literária, doutora em Letras, Livre Docente e Professora Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

P.Como ousas pensar-te um “ex-poeta” ? Agora é tarde...não percebeste que durante esses anos todos de criação, angústia e exaltação poética, aos poucos foste saindo do Tempo e entrando na Eternidade ?

AAF - Sua pergunta, Nelly, recebo como uma homenagem de alguém que me acompanha praticamente desde a adolescência. É uma pergunta poética. Uma pergunta afirmativa. Como posso pensar-me um ex-poeta ? Pelo desencantamento, Nelly. Pelo desencantamento. Sou mesmo, confesso, uma pessoa desencantada. Um ex-poeta desencantado com os rumos da poesia em seu país, um setor da literatura que se transformou um campo de aventureiros e gente que não vale nada. Sempre, sempre ressalvando as exceções, não vale a pena perder tempo com isso. O cenário que se vê atualmente no Brasil, no que diz respeito à poesia, particularmente, é de absoluta melancólica. Você sabe, Nelly, que sempre fui uma pessoa combativa, inclusive na poesia e também no jornalismo. Sempre foi assim. Mas com o passar dos anos e juntando as experiências que a própria vida impõe, a gente vai percebendo alguns descalabros que antes não via. Ou talvez preferisse fazer de conta que não via. A questão, infelizmente, não se restringe só na discussão literária, porque entra, também, no comportamento. O que se vê atualmente, especialmente no jornalismo cultural, na crítica literária, é de um absurdo inadmissível. Qualquer país medianamente civilizado não aceitaria o que ocorre por estas plagas. Mas não. O Brasil é assim mesmo. É uma ferida no peito, como diz o meu amigo Affonso Romano de Sant´Anna. Uma ferida no peito. E como dói, utilizando a frase de Drummond vendo a foto de Itabira na parede. E como dói. O que essa poesia é maltratada por uma gente que tem pleno

You are viewing the text version of this site.

To view the full version please install the Adobe Flash Player and ensure your web browser has JavaScript enabled.

Need help? check the requirements page.


Get Flash Player