Poeta

Álvaro

Alves

de Faria

Blog do POETA POETA na JP Online LBSKv8E

Canal do Poeta

X9 - Desfile 2010

Noite inesquecível no Carnaval de São Paulo

com enredo da X-9 cantando a Língua Portuguesa

    Tive a honra de participar do desfile da Escola de Samba X-9 Paulistana, no sambódromo do Anhembi, no Carnaval de 2010. Saí como destaque no carro alegórico que tinha o nome “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”, o verso famoso de Fernando Pessoa.

O convite foi-me feito pelo amigo poeta Celso de Alencar, em nome do diretor cultural da X-9, Marcos Antonio Roberto.

A X-9 apresentou no seu desfile o enredo “Do além-mar, a herança lusitana nos une... ora, pois! A X-9 é portuguesa com certeza!”.

Os compositores são Júnior ABC, Márcio Camargo, Wagner, Rodney Cheto, Leonardo Trindade e Danilo.

Carnavalescos: Rodrigo Cadete e Augusto de Oliveira.

A X-9, presidida por José Manoel Gaspar, desfilou com cinco setores. Participei do segundo, apresentado assim: “Ó língua portuguesa, és o canto maior de uma raça, de homem e mulheres que ampliam fronteiras”.

xprinc xclose4

   E a seguir: “A língua é nossa mãe e, desde a sua essência poética com Camões e Fernando Pessoa, ela se faz dinâmica, seja falada, seja musicada. Nesse momento, homenagearemos, por meio desse elemento fundamental que nos liga a Portugal e define a nossa identidade, os grandes poetas e escritores portugueses e brasileiros, músicos e trovadores, tão bem representados e enaltecidos em nosso Museu da Língua Portuguesa, língua esta que, no Brasil, com a mistura do Tupi e dialetos africanos, se faz única, mas que também é referência nos cinco continentes do mundo por intermédio de oito nações, compondo o mundo da língua portuguesa”.

Fui então à loja de fantasia, indicada pelo diretor cultural da X-9, para compor a minha, que lembrasse a figura de um poeta. Não fazia muito tempo, tinha assistido a uma minissérie na RTP sobre a vida de Bocage. Lembrei-me das roupas que vestiam os personagens, especialmente o poeta português. Na loja de fantasia escolhi tudo que Bocage usava, de acordo com a minissérie apresentada pela RTP.

Foi uma honra, uma grande honra, já que o Carnaval é uma manifestação cultural brasileira das mais importantes. E o convite surgiu como se fazendo parte dessa trajetória que me impus, de buscar na poesia de Portugal as palavras e sentimentos que, infelizmente, não encontro no Brasil.

A seguir, coloco no meu site muitas fotos do desfile, particularizando no carro alegórico em que estive. São fotos feitas por Maria Yamazaki, Rodrigo Barros e Ana Paula Belmonte, além de outras selecionadas em agências de notícias por Mariana Riscala e Alessandra Jarussi.

X9 Entrevista